Certificações ISO X cachorro: qual a relação?

O convidado internacional, professor Bartosz Makowicz, fundador do Viadrina Compliance Center na universidade de mesmo nome em Frankfurt (Oder), inovou na sua apresentação sobre as Certificações Internacionais de Compliance (ISO 19600 e ISO 37001) - tema do quarto painel. Ao comparar cachorros aos padrões de complliance, mostrando diferentes raças e quantidade de cães, o conferencista alemão enfocou os maiores desafios, os padrões e normas de compliance, bem como os tipos de padrões na área (ISO).

Nessa brilhante introdução, o professor Makowicz explicou a diferença entre os dois certificados: ISO 19600 é apenas uma diretriz, enquanto o ISO 37001 é uma exigência. Ambas as normas são indicadoras de melhorias dos processos internos.

"Não existe mais governança sem compliance"
Prof. Bartosz Makowicz

Neste painel, ficou a cargo do Dr. Giovanni Saavedra, presidente do comitê organizador do evento e da ABRARC, falar sobre a normativa 19600, que estabelece orientações no processo de implementação da governança e do compliance. Conciso e didático, Dr. Saavedra traçou um panorama do compliance nas empresas brasileiras, enumerando os avanços e as dificuldades.

" O que protege mais uma empresa: o código de ética, o canal de denúncia ou todo o resto? Efetivamente todo o resto!"
Dr. Giovani Saavedra

Para explicar sobre a ISO 37001, que estabelece o sistema de prevenção de suborno, com a palavra Glades Chuery, profissional de Compliance da BDO Brazil: " Ao contrário do que muitos imaginam, a ISO 37001 não garante a erradicação do suborno; por outro lado ela mitiga, controla e monitora, pelos trâmites processuais" .

ESENI 2017. Todos os direitos reservados.