Esse "tal" de Compliance Financeiro

Painel que movimentou o evento, mediado por Paulo Suzart (sócio fundador da Hage, Navarro, Fonseca, Suzart & Prudêncio), discutiu o poderoso Compliance financeiro - modalidade que gerou operações contra a lavagem de dinheiro e o crime organizado na área financeira.

Teve participações de Antônio Carlos Ferreira de Sousa (diretor de Inteligência Financeira e Supervisão do Conselho de Controle de Atividades Financeiras - COAF, do Ministério da Fazenda), Marcos Vinicius de Carvalho (inspetor do Núcleo de PLDFT/Superintendência Geral da CVM) e David Ali Sattam ( diretor de Compliance da Ático Investimentos).

Em linhas gerais,o painel versou sobre um setor que tem regras de Compliance muito sofisticadas e foi bem pensado colocar o tema no final do evento, para o público conhecer outros setores que utilizam diversos estágios de cumprimento e percepção de Compliance. O Compliance Financeiro é um sistema maduro, que já possui regras internacionais estabelecidas há muito tempo e estruturas consolidadas, especialmente no setor dos bancos.

Os palestrantes discutiram os mecanismos de conduta do setor financeiro, que mesmo com toda a sua complexidade,representa uma luz no fim do túnel, visto que apresenta um sistema de Compliance muito qualificado.

Antônio Carlos Ferreira "Compliance" de Sousa, como ele mesmo se identificou no evento, explicou detalhadamente como funciona o COAF, órgão que foi criado para a aplicação da política de Compliance no setor financeiro, notadamente na prevenção à lavagem de dinheiro. Para isso, conta com mecanismos de inteligência financeira e supervisão de setores que não possuem órgão regulador próprio, como é o caso das joalherias.

"Essa troca de experiências é que vai ajudar o país a criar um equilíbrio e ter um sistema de Compliance nacional, que atenda todos os setores"
Antônio Carlos Ferreira de Sousa

Foi debatido também a função do Compliance Officer e Marcos Vinicius de Carvalho foi quem definiu esse papel: " A grande pretenção do Compliance Officer é ser o formador de opinião na prevenção e mitigação de riscos reputacionais".

ESENI 2017. Todos os direitos reservados.