Compliance, Direitos Humanos e Sustentabilidade

Painel mediado pela advogada Angélica Carlini, congregou expoentes da docência e da pratica de políticas públicas: Irene Patricia Nohara (professora da Universidade Mackenzie, mestre e doutora em Direito do Estado pela USP) e Flávio de Leão Bastos Pereira (mestre e doutor em Direito Político e Econômico, membro do Conselho Gestor da Secretaria dos Direitos Humanos e Cidadania do município de SP).

Dr. Flávio discorreu sobre Compliance e a propriedade imaterial dos indígenas, a questão da integridade empresarial no âmbito da diversidade dessas nações indígenas. Enfatizou que norma da OIT determina que todos os povos indígenas deverão ser consultados antes de qualquer construção em suas áreas.

"Como advogado há 25 anos, eu nunca imaginei que iria falar sobre povos indígenas em um evento de compliance"
Flávio de Leão Bastos Pereira

Dra. Irene Nohara abordou Compliance, a sustentabilidade e os desafios de legitimação empresarial no cenário da sociedade de risco. Hoje em dia, a sociedade contemporânea demanda das empresas uma legitimação muito maior em relação às suas práticas e suas condutas, que provocam impactos tanto do consumo, como na própria cadeia de produção.

"O universo organizacional tem que fazer gestão de riscos, transparência e um programa de compliance eficaz"
Irene Nohara

ESENI 2017. Todos os direitos reservados.