Hashtag Compliance Digital

O painel Compliance Digital, Segurança da Informação e Global Cyber Security, teve relevantes participações do delegado da Polícia Federal e corregedor-regional da Polícia Federal/SP, Adriano Barbosa e do coordenador do curso de pós-graduação em Direito Digital e Compliance do IBMEC Damasio, Marcelo Crespo, sob a mediação do advogado e sócio do Instituto ARC Marcelo Lapolla.

"Compliance está na moda" - assim Marcelo Crespo abriu o painel, discorrendo sobre segurança da informação, vazamento de dados e Big Data. Não ficou de fora o polêmico escândalo Cambridge Analytica, envolvendo o Facebook, que fez Zuckerberg se explicar ao Legislativo americano. O advogado mencionou outros cases de (in) segurança da informação , envolvendo multinacionais e enfatizou que o importante é entender os modelos de negócios.

Adriano Barbosa falou sobre a atuação da PF na seara dos crimes cibernéticos, com recursos de inteligência, repressão criminal e controle interno. Também enumerou cases, como o combate à pedofilia, que envolveu o Orkut. Com total cooperação do escritório do Google no Brasil, a operação da PF combateu efetivamente a pedofilia disseminada por meios digitais, isso gerou um ajustamento de conduta do Orkut, ao mesmo tempo em que provocou uma fragilização de imagem da mídia social filiada ao Google.

"O maior desafio da PF não é gerenciar crise, mas sim gerenciar dados"
Adriano Barbosa

ESENI 2017. Todos os direitos reservados.